Swift

Monumento à Independência e aos Maçons


Maçonaria vai construir Monumento à Independência do Brasil

A GLESP – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo – vai construir um belíssimo e imponente Monumento à Independência e à Maçonaria do Brasil, no Parque do Ipiranga em São Paulo.

A Grande Loja, depois de várias gestões do Grão Mestre Ronaldo Fernandes, recebeu do governo do estado, um espaço no Parque da Independência, próximo ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga), ao lado da Casa do Grito e de um belíssimo pé de acácia para construir o monumento.


A obra fará referência ao envolvimento da Maçonaria com a Independência do Brasil de Portugal.

D. Pedro I, em bronze polido e patinado, portando avental, fitão e jóia, emergindo de um bloco de granito bruto e polido será o monumento, com 3,00 m de altura.
Uma placa em bronze, encrustada no bloco de granito terá um texto em relevo, alusivo aos acontecimentos em 1822.




O Projeto é de autoria do premiado Arquiteto Hamilton Luiz Costa Jr.


 O contrato com o escultor Luis Garcia, de São Vicente, foi assinado e a montagem do conjunto, projeto do arquiteto Hamilton Luiz Costa Jr. (Coluna Santista 171), será no fim do mês de setembro.  
Por diversas cidades brasileiras, em especial as das Baixada Santista, é possível apreciar o trabalho do artista plástico e escultor espanhol Luis Garcia Jorge. Suas esculturas estão espalhadas por praças públicas, edifícios e igrejas, incluindo inúmeros bustos de personalidade, cuja qualidade o tornaram um dos profissionais mais conceituados desta área.
Morador de São Vicente, Luiz tem como dos seus trabalhos mais conhecidos o monumento em homenagem a Cristovão Colombo, na Praia do José Menino, em Santos, inaugurado em 1992.