Swift

Loja Maçônica Rei Salomão: homenagem às Mães

A Loja Maçônica Rei Salomão, cujo templo fica no bairro do Cambuci, em São Paulo, promoveu uma Sessão Aberta, na quinta feira, dia 05 de maio, para homenagear as mães.

DSC_0013

O Venerável Mestre da Loja Rei Salomão é Josué Gawendo. Ele explicou que, para fazer essa homenagem às mães, convidou os meninos do Capítulo São Paulo da Ordem DeMolay.

Os jovens DeMolays fizeram duas cerimônias. A primeira chamada de Cerimônia das Luzes e a segunda, dedicada às mães.

DSC_0010

Clique no link para assistir ao vídeo da Sessão:

https://youtu.be/vatAn1DUJnE

DeMolays realizam a Cerimônia das Velas onde cada chama representa uma das virtudes.

DSC_0009

Mães, pais, sobrinhos e sobrinhas além de outros convidados, lotaram o Salão da Loja Maçônica que viveu uma noite especial com todos se confraternizando num clima de muita harmonia.

 

DSC_0030

O Mestre Conselheiro dos DeMolays é o jovem Guilherme que, logo após a cerimônia, respondeu às perguntas dos presentes. Ele dirige o Capítulo São Paulo que existe há 32 anos e é o mais antigo da capital.

DSC_0015

Na mesa principal, chamada de Oriente, da esquerda para a direita: Dayvi Mizrahi, Secretário do Grande Oriente de São Paulo, Josué Gawendo, Venerável Mestre da Loja e anfitrião da noite, Leonardo Pieroni, Venerável Mestre da Loja Zohar e Byron, da Loja Beit El.

DSC_0017

Os DeMolays também homenagearam o "tio" José Luis Godoy, da Loja Giusep Verdi (centro da foto) e que tem sua vida inteira dedicada aos meninos da Ordem DeMolay.

DSC_0023

As mães, presentes e ausentes, receberam flores entregues pelos filhos.

Rosas vermelhas para as mães presentes e rosas brancas para as mães ausentes. Todos ficaram muito emociodos com a homenagem.

A Loja Rei Salomão também entregou para as mães e convidados uma doce lembrança da noite e da sessão aberta.

A Ordem DeMolay

Fundada por Frank S. Land em 24 de março de 1919, a Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos que reune jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos.DSC_0015

Jacques DeMolay

O patrono da Ordem é Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

Por isso os jovens reverenciam sua memória e tentam viver suas vidas baseados nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver.

Os 7 Princípios Essenciais

A Ordem DeMolay Possui em seu fundamento 7 princípios essenciais, os quais chamamos de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O que a Ordem faz pelos seus membros

Os propósitos da Ordem DeMolay são sociais e de caráter construtivo. Pode-se dizer que as atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude.

Como ser um DeMolay 

Para entrar na Ordem DeMolay é necessário crer em um Deus, independente de religião. No entanto, vale ressaltar que a Ordem DeMolay não é uma religião. O jovem deve também trazer consigo os sete princípios básicos da Ordem DeMolay. E se algum jovem abraça estas Sete Virtudes, com certeza não passará desapercebido pela Ordem DeMolay.

0 comentários